Normalmente, as mulheres que têm um sangramento excessivo durante o seu período apresentam coágulos de sangue menstrual. Essa coagulação é, por vezes, a causa de cãibras dolorosas no momento em que os coágulos passam pelo colo do útero.

Coágulos na menstruação

Causas dos coágulos menstruais

Fluxo menstrual abundante

Um sangramento mais abundante do que o normal durante a menstruação esgota as capacidades anticoagulantes do corpo e cria coágulos de maior tamanho.

Endometriose e dispositivo intra-uterino

A endometriose pode ser a causa de uma coagulação excessiva durante o ciclo menstrual. Se uma mulher tem um dispositivo intra-uterino é provável que tenha sangramentos mais abundantes com alguma coagulação. Contudo, por vezes, os coágulos aparecem sem causa aparente.

Desordens pélvicas

Por vezes a coagulação pode ser causada por fibroses, por pólipos, pela inflamação pélvica, pelo aumento da espessura do revestimento uterino ou por um cancro do endométrio. Por este motivo, as pacientes devem recorrer a um médico para descartarem problemas graves.

Causas hormonais e sanguíneas

As mulheres com desequilíbrios hormonais são mais propensas a terem sangramentos abundantes que dão origem a coágulos. Outras causas a considerar são uma baixa actividade da glândula da tiróide, possíveis desordens sanguíneas ou o uso de medicamentos anticoagulantes.

Causas dos coágulos de sangue menstruais

Stress

Uma causa do sangramento abundante muitas vezes ignorada é o stress. Por vezes, os coágulos de sangue durante a menstruação são apenas uma forma do corpo expelir tecido uterino. Em linhas gerais, o propósito do ciclo menstrual é livrar o corpo de todas as toxinas e desperdícios. Em algumas mulheres esse processo de expulsão é feito através de coágulos de sangue.