Os casais que se submetem a um tratamento de fertilização in vitro (FIV) e têm um número elevado de embriões de boa qualidade, optam, por vezes, por vitrificar os embriões sobressalentes, já que, o número máximo legal de embriões transferíveis está fixado em três.

Uma vez que o casal decida que não quer ter mais filhos, tem a opção de doar os embriões congelados à outras pessoas que desejam ter filhos. A doação de embriões com fins reprodutivos é um tratamento de reprodução assistida cada vez mais procurado por casais.

Benefícios da adopção de embriões

Vantagens de adoptar um embrião

Para um casal que continua a ter problemas de concepção mesmo após várias tentativas fracassadas de reprodução assistida como a inseminação artificial ou fertilização in vitro, a adopção de embriões é uma opção muito vantajosa, visto que:

  • Não existe uma lista de espera: o acesso ao tratamento é bastante simples. Contudo, é necessário que o embrião partilhe uma série de características com os futuros pais como é o caso do tipo sanguíneo e das características fenotípicas.
  • Preparação endometrial: a mulher não necessita qualquer estimulação ovárica, apenas é necessário preparar o endométrio. O modo de administração da medicação é simples, tratando-se de comprimidos ou capsulas vaginais de progesterona. Através de uma ecografia é possível observar o momento ideal para a transferência do embrião.
  • Visitas à clínica: a preparação do endométrio é simples e requer menos visitar à clínica que, por exemplo, a preparação para uma fertilização in vitro.
  • Custo: o custo deste tratamento de reprodução é bastante reduzido quando comparado com outros tratamentos que requerem mais trabalho laboratorial. Outra vantagem deste tipo de tratamento é que a quantidade de medicação necessária é menor.
  • Tempo: num período de um ano a paciente pode realizar todo o tratamento. Uma vez marcada a transferência dos embriões com base no estado endométrio da receptora, a desvitrificação dos embriões e sua transferência podem ser feitas no mesmo dia e após duas semanas a paciente já pode fazer um teste de gravidez.

Resultados da doação embrionária

Resultados da doação embrionária

A taxa de êxito de adopção de embriões doados depende, em grande medida, da qualidade desses mesmo embriões. Neste caso, apesar de importantes, as características da mulher receptora não são factores-chave para o sucesso da adopção.

A taxa de sobrevivência dos embriões à sua descongelação é alta, oscilando entre os 80% e 90%. No que respeita à possibilidade de uma gravidez, as taxas de sucesso variam entre clínicas, havendo uma probabilidade de êxito de entre 20% e 40%.

Antes de se submeter a este tipo de tratamento o casal deve estar seguro de que não se importam que o seu bebé tenha um código genético diferente dos seus. Devem, ainda, ter em conta todos os aspectos éticos e morais que uma adopção de embriões encarreta.