Os casais que desejam ter filhos e que não o conseguem de forma natural, recorrem à centros de fertilidade. Nestes centros é recomendado ao casal um tratamento de reprodução assistida segundo os seus historiais médicos e o grau da sua infertilidade.
Uma das técnicas mais recomendadas pelos especialistas é a fertilização in vitro (FIV) que consiste na extracção, através de uma punção, dos ovócitos, na fertilização desses ovócitos em laboratório e na posterior implantação dos embriões no útero da mulher.
Tempo de espera da FIV
Depois da transferência dos embriões para útero da futura mãe, é a implantação desses embriões que ditará se o tratamento teve sucesso ou não. A implantação produz-se quando o embrião fixa-se ao útero. No caso de não haver implantação, perdem-se os embriões e o tratamento não tem êxito.
Depois da transferência dos embriões a mulher pode continuar com a sua vida. Contudo, recomenda-se que não faça demasiados esforços físicos e que repouse um pouco.
Desde o momento da realização da transferência até ao momento de saber se a FIV funcionou, isto é, até ao momento de saber se a mulher está gravida, é necessário esperar cerca de duas semanas. Esta espera pode ser muito angustiante para o casal que aguarda ansioso pelo resultado do tratamento.
Conselhos para facilitar a espera
É difícil controlar as emoções durante o período de espera dos resultados do tratamento.
É habitual que, durante este período, as mulheres estejam mais atentas as mudanças do seu corpo, preocupando-se se não presentem qualquer mudança. Este forte stress emocional não é adequado e existem alguns conselhos que as mulheres devem seguir para conseguirem relaxar. Alguns desses conselhos são os seguintes:
- Realizar diversas actividades e ocupar os seus dias para que não pense constantemente na gravidez.
- Fazer planos para a 2ª e 3ª semana. Ter planos é benéfico, tanto no caso do resultado do tratamento ser positivo quanto negativo.
- Não tentar reconhecer sintomas de uma gravidez.
- Não mudar a sua rotina quotidiana, a menos que indicado pelo médico.
- Mimar-se. Ir, por exemplo, ao massagista ou spa para relaxar e aumentar a auto-estima.
As duas semanas de espera são difíceis e o ideal é que o casal esteja unido e possa expressar os seus sentimentos ao longo de todo o processo.
Sem Comentários
Não existem comentários neste post