O estado de ânimo durante a gravidez é capaz de influenciar o desenvolvimento do bebé.

Um novo estudo revelou que a saúde mental das mulheres gravidas, para além da saúde física, pode influir no desenvolvimento do futuro bebé. Os resultados deste estudo foram publicados na revista BMC Public Health. Este estudo revela que o problema do baixo peso do bebé no momento do nascimento pode dever-se ao estado psicológico da mulher gestante. Os factores nutricionais e socioeconómicos, apesar de importantes são, segundo este estudo, secundários.

Gravidez feliz

Outros estudos sobre a saúde mental materna durante a gestação foram, também, realizados. Estes estudos centraram-se nos cuidados de saúde no sul do continente Asiático (índia, Paquistão e Bangladesh), região onde, em geral, os bebés nascem com menos peso.

Durante o último trimestre de gestação o crescimento fetal é mais acelerado. Os ossos do bebé endurecem e absorvem o cálcio em maiores quantidades. Por este motivo, tudo o que acontece à mulher gravida tem repercussões para o bebé.

O aspecto psicológico é importante pois as gestantes que sofrem de problemas de depressão e ansiedade apresentam uma maior probabilidade de terem bebés com pouco peso. Estes bebés são mais susceptíveis ao desenvolvimento de doenças que podem, inclusivamente, ser fatais.

Um novo estudo realizado pelo Instituto Korolinska na Suécia em colaboração com o Comité para o Desenvolvimento Rural do Bangladesh centrou-se na avaliação do peso dos bebés no momento do seu nascimento. 720 mulheres participaram neste estudo, sendo que 26% sofriam de ansiedade e 18% de depressão.

O estudo permitiu observar que as mulheres que sofriam de depressão ou ansiedade apresentavam uma maior probabilidade de ter filhos com baixo peso. Por esta razão, o acompanhamento da saúde mental da mulher gravida é importante para a redução da mortalidade infantil.

Fonte: El Mundo