A gastroenterite é uma infecção gastrointestinal causada ou pela ingestão de um alimento em mal estado ou por um vírus que dá origem a uma inflamação do estômago. Alguns sintomas da gastroenterite como as náuseas, os vómitos ou a dor abdominal podem ser facilmente confundidos com os primeiros sintomas de uma gravidez.
A gastroenterite não tem de ser um problema sério durante a gravidez. De facto, alguns especialistas defendem que a gastroenterite comum não supõe riscos para o feto ao menos que a mulher tenha febre alta e exiba sinais de desidratação.
Sintomas
A gastroenterite durante a gravidez pode produzir uma série de sintomas na mãe como, por exemplo:
- Vómitos.
- Diarreia.
- Náuseas.
- Dor abdominal.
- Febre.
A gastroenterite durante a gestação costuma durar de 24 a 72 horas e esse período não deve ser prolongado devido ao perigo de desidratação. A mulher deve visitar o médico, especialmente se tiver febre alta. No momento em que a gastroenterite passa a ser severa pode ter consequências negativas para o feto e fazer com que esse nasça com pouco peso ou até prematuramente.
Alguns dos sintomas da gastroenterite são os seguintes:
- Febre alta.
- Sinais de desidratação.
- Presença de sangue ou muco na fezes.
- Não notar a melhoria dos sintomas em questão num período de 48 horas.
Recomendações
Algumas das recomendações a ter em conta em casos de gastroenterite são:
- Repouso.
- Beber água pouco a pouco para evitar a desidratação.
- Não tomar medicamentos sem consentimento médico. O médico decidirá se algum medicamento é necessário.
- Ter uma dieta adequada.
- Consultar o médico se os sintomas prolongam-se por mais de 48 horas.
Doença inflamatória intestinal
A doença inflamatória intestinal é um transtorno crónico que produz a inflamação e destruição do tecido intestinal. Existem dois tipos de doença inflamatória intestinal: a doença de Crohn e a Colite Ulcerativa.
Muitas mulheres em idade de procriar (desde os 15 até aproximadamente aos 40 anos) padecem deste tipo de patologia. Segundo alguns estudos, a gravidez não afecta este tipo de patologia, contudo, recomenda-se que o parto seja planificado. Se a mulher padece desta doença deve consultar um especialista antes de engravidar (no caso de uma gravidez planeada). Por ser uma doença crónica a doença inflamatória intestinal pode estar, também, relacionada com outros factores como a ansiedade e o stress.
De qualquer forma, em caso de gravidez um médico deve ser sempre consultado.
3 Comentários
Fevereiro 21, 2016 pm29 13:34
eu sou a dona do niga fico muito contente e saber que exstie a AGIR, porque se ne3o fosse eles eu ne3o tinha conhecido o meu querido niga, que infelismente tive de o deixar com uma grande tristeza e dor no meu corae7e3o, as saudades dele je1 se3o muitas mas a vida me pregou uma grande partida, ma com isto tudo espero que, quem tenha ficado com o meu menino lhe de toda a atene7e3o do mundo porque e9 um ce3o que gosta muito de mimos. bjs e obrigada a todos q divulgaram a situae7e3o do NIGA.
Abril 29, 2016 am30 2:28
I have both a personal profile and a business page. Many of my business acquaintances send friend requests to my personal page. How can I redirect them to my page and/or is there a way to accept their friend request but then filter them so they don’t get all my personal stuff?
Novembro 14, 2016 am30 3:45
Hi CedricWell, 2011 is upon us.I just know it’s going to be the winning year for many of us, and thanks to blessed people such as you Cedric helping us the way you do, how can we fail!Cedric I wish you a very Happy New Year and I would like to thank you.Kind Regards from the UKGerald P