A pseudociese ou gravidez imaginária, também conhecida como gravidez psicológica, ocorre quando uma mulher que não está gravida possui vários sintomas característicos de uma gestação, podendo, inclusivamente, ter um teste de gravidez positivo.

A gravidez psicológica surge como consequência do controlo da mente sobre as hormonas do hipotálamo.

As mulheres que padecem desta condição psicossomática manifestam os seguintes sintomas próprios de uma gravidez:

  • Amenorreia (ausência de menstruação)
  • Náuseas
  • Vómitos
  • Aumento de peso
  • Sensação de movimentos fetais
  • Crescimento dos seios
  • Mudanças cervicais
  • Escurecimento da pele

Não obstante, e dado que não estão fisicamente gravidas, existe uma serie de sintomas que estas mulheres não desenvolverão e que determinam o próprio diagnóstico de pseudociese. Nestes casos não é, por exemplo, possível detectar o batimento cardíaco do feto nem observa-lo nas ecografias.

O facto de ser possível que um teste de gravidez tenha um resultado positivo está relacionado com o aumento de gonadotrofina que ocorre no corpo da mulher quando o seu estado emocional provoca a produção de hormonas.

Diagnóstico e tratamento

Este tipo de gestação não existente costuma ocorrer em mulheres em idade reprodutiva e com algum problema psicológico ou que sofrem de ansiedade por não conseguirem engravidar facilmente. Os especialistas defendem que este tipo de gravidez ocorre, também, em mulheres jovens que têm medo de engravidar ou que sentem culpa por terem tido relações sexuais. Pode ocorrer, também, em mulheres com amenorreia.

Diagnóstico

A gravidez psicológica é diagnosticada ao confirmar-se que não existe uma gravidez real. Portanto, o médico deve realizar exames de exploração física, um teste de gravidez e uma ecografia que comprove o tamanho do útero. Estas mulheres costumam apresentar níveis de FSh baixos e níveis de LH elevados.

Nas mulheres em que os sintomas de uma gravidez se manifestam o diagnóstico da gravidez psicológica pode ser dificultado. Ademais, a obesidade é um factor que também dificulta o diagnóstico.

Tratamento

O tratamento da pseudociese é, fundamentalmente, um tratamento de tipo psicológico. Contudo, por vezes, um tratamento físico é, também, necessário.

Os especialistas determinam a importância da participação do psiquiatra na terapia de tratamento deste tipo de problema. Não obstante, dado que em muitas ocasiões estas pacientes não ovulam, a sua ovulação deve ser estimulada.

A importância da presença de um psiquiatra durante o processo de indução da menstruação é fundamental, já que a mulher pode entrar num estado de depressão porque sente que a estimulação trata-se de uma indução do aborto.

A terapia com um psiquiatra é, portanto, fundamental nos casos comprovados de uma gravidez psicológica.