Uma em cada três gravidezes inclui perdas de sangue durante o primeiro trimestre de gestação. Estes sangramentos podem ser provocados por problemas de menor ou maior importância. Uma das causas mais comuns das hemorragias durante os primeiros meses de gravidez são os hematomas uterinos.
O que são os hematomas uterinos?
Os hematomas uterinos são estruturas na forma de meia-lua localizadas entre o tecido coriónico e a parede uterina ou entre as membranas fetais e as membranas mais superficiais do útero. Tomam a forma de pequenas concentrações de sangue no interior do endométrio entre as membranas já mencionadas.
Segundo a sua localização classificam-se da seguinte forma:
- Hematomas Retroplacentários.
- Hematomas Sub-coriónicos.
- Hematomas Marginais.
- Hematomas Supra-cervicais.
Causas dos hematomas uterinos
São variadas e estão associadas a:
- Problemas no desenvolvimento da camada celular que fornece o embrião com nutrientes e nas artérias responsáveis pela nutrição da placenta.
- Factores mecânicos.
- Factores auto-imunitários.
- Factores hematológicos.
Prognóstico dos hematomas uterinos
Normalmente, a mulher gravida detecta um sangramento e consulta o seu médico. O especialista realiza, então, uma ecografia para avaliar o estado do feto. No caso de não haver sangramento o hematoma será detectado nas ecografias de rotina.
Na presença de um hematoma, e por prevenção, a gravidez é considerada de risco e à mulher se recomenda repouso. A evolução da sua situação é seguida pelo médico. Normalmente os hematomas uterinos não provocam um aborto. Podem ser absorvidos e desaparecer mas, se o hematoma for muito grande, o seu desaparecimento demorará mais tempo e os sangramentos vaginais prolongar-se-ão.
O prognóstico da lesão é avaliado tendo em conta a sua localização e dimensão.
Um hematoma de pequenas dimensões que não é acompanhado de outros sintomas costuma evoluir bem e não representa uma ameaça para o feto. A medida que a gravidez avança, há uma normalização da circulação sanguínea e a maior parte desses hematomas desaparece.
Um hematoma de maiores dimensões e com uma má localização pode provocar um desprendimento da placenta ou rotura prematura da bolsa dando origem a um aborto espontâneo ou a um parto prematuro se a gestação já estiver numa fase avançada.
Quando a lesão é detectada pelo médico é importante que a mulher siga as indicações e instruções desse. A mulher deve repousar, não deve manter relações sexuais e, no caso de lhe ser prescrito, deve tomar progesterona.
8 Comentários
Fevereiro 27, 2018 pm28 21:07
Boa tarde.. tive um hematoma uterino estou afastada do trabalho por 15 dias.. n me aguento de ansiedade para refazer o ultra-som, q ainda vai demorar, pois estou no 4° dia de repouso.. como saber se meu bebe- feto- ainda está vivo? Sinto umas dores, leves, tipo cólicas, bem de leve, e não tive mais sangramentos.. será que ele está vivo?? Será q está TD bem??
Abril 14, 2018 pm30 18:33
Infelizmente só vai saber quando fizer a ultra… Mas se te conforta, eu tbm estou com hematoma e meu bebê segue vivo e bastante banheiro.. RS. Se Deus quiser, tudo acabará bem para nós!
Julho 10, 2018 pm31 19:39
Tbm estou assim estou com seis semanas e três dias fiz a utra ontem e tá tudo bem meu BB o médico me passou um medicamento pra o sangramento parar e já tô no quarto dia e o sangramento garças a Deus parou
Fevereiro 16, 2019 pm28 20:28
Oi jesica também estou com hematoma no útero acabei de descobrir a médica da emergência foi bem grossa e não me explicou nada . cheguei agora e estou aqui pesquisando . Gostaria de saber se continua sangrando porque antes de descobrir o médico já havia passado utragestan estou usando a 5 dias e ainda está sangrando .estou com muitas dúvidas e não sei onde recorrer pois desde que precisei de um médico eles tem sido grossos e de poucas palavras . será que é perigoso continuar sangrando ?
Março 24, 2019 pm31 12:58
Olá, fiz minha ultrassom pq tive um sangramento nas primeiras semanas de gestação e a mesma apresentou que um hematoma na cavidade endometrial, esse hematoma prejudica a saúde e formação do meu bebê?
Estou de repouso absoluto a mais de 15 dias
Abril 15, 2019 pm30 22:10
Hoje tive cólica depois de um estresse no serviço, fui para hopsital… Tomei Buscopan, exame de urina e fiz ultra.
Na ultra mostro que estou com hematoma , Dr até que foi simpático… porém disse que posso perder a qualquer momento. ?
Julho 1, 2019 pm31 16:43
Bom Dia! Estou na 6 semana de gestacao e estou com um hematoma sub corionico. Nao tive sangramentos mas sinto pontadas bem fortes na barriga. Alem do repouso recomendado pela medica estou usando o Utrogestan e o Dactil Ob. Estou muito ansiosa e preocupada com essa situacao 🙁
Semana que vem farei farei outra ultra e se Deus quiser esse hematoma tera desaparecido.
Julho 24, 2019 am31 2:18
Também tenho esse hematoma já faz meses tomo ultragestan mais meu bebé ta bem sinto ele encher e já foi de vinte e uma semanas de gravidez