Parto é o processo através do qual dá-se o nascimento de um bebé e corresponde ao fim de uma gravidez. O início do parto é caracterizado por fortes contracções regulares e pela dilatação do colo do útero. Muitas mulheres, sobretudo as que serão mães pela primeira vez, temem este momento.

Nascimento de um bebé

Diferentes tipos de parto

O parto vaginal ou natural é, provavelmente, o mais conhecido, mas existem outros tipos de parto.

Os partos podem ser:

  • Parto vaginal ou natural. O bebé nasce através da vagina como consequência das contracções e força exercida pela mãe. Durante o parto a mulher adopta a posição de litotomia (deve estar deitada de costas e os seus pés devem estar elevados até ao nível das suas ancas). Esta posição tem sido alvo de algumas críticas, já que, teoricamente, durante um parto natural a mulher deveria estar de pé para que a gravidade pudesse ajudar no nascimento do bebé.
  • Parto com forceps. Durante os partos vaginais, quando a mulher não é capaz de fazer mais força ou o bebé não nasce, pinças chamadas de fórceps são colocadas na cabeça da criança para ajuda-la a nascer. O uso de fórceps não é habitual.
  • Cesariana. É uma intervenção cirúrgica feita no abdómen da mulher grávida para que seja possível retirar o bebé da cavidade uterina. É mais habitual em partos de risco ou em casos de gestações múltiplas.
  • Parto prematuro. Pode ser vaginal, com fórceps ou cesariana mas este tipo de parto é caracterizado pelo nascimento do bebé antes da trigésima terceira semana de gestação. Estes bebés prematuros podem desenvolver alguns problemas de saúde dependendo do quão antes do tempo previsto nascem.

Duração do parto

A duração do parto vária de nascimento para nascimento. Normalmente pode durar de entre 6 a 15 horas. O parto inicia-se com as primeiras contracções até que se produz a dilatação do colo do útero. A partir dos 4 cm de dilatação as contracções são mais fortes e frequentes e aos 10cm de dilatação o nascimento do bebé propriamente dito pode começar.

Bebé recém-nascido

A chegada efectiva do bebé pode demorar de 2 a 8 horas e é necessário que a mãe faça força para expeli-lo. A duração deste período varia muito entre mulheres que são mães pela primeira vez e as que já tiveram filhos.