A punção ováric a ou ovariana, também conhecida como punção folicular consiste numa intervenção cirúrgica de extracção dos ovócitos da mulher do interior dos seus folículos maduros.

Ovócitos obtidos através de uma punção

As mulheres podem ter de se submeter a esta intervenção por diversos motivos: devido a um tratamento de fertilização in vitro com os seus próprios ovócitos, devido a decisão de vitrificar os seus ovócitos para utilização no futuro ou devido a decisão de doar óvulos para outras mulheres.

Passo a passo da punção folicular

A punção folicular realiza-se antes da ovulação. Assim, os folículos do ovário são examinados através de uma ecografia até que tenham um diâmetro de aproximadamente 16-18mm.

Quando os folículos alcançam o tamanho adequado, é administrada a hormona HCG que desencadeia a ovulação que deve ocorrer entre 36 e 48 horas depois. Durante este intervalo de tempo, a punção folicular deve ser programada.

A paciente ingressa na clínica uma hora antes da punção e lhe é feita uma revisão pré-anestesia. A intervenção cirúrgica requer anestesia local mas é um processo indolor e simples com uma duração de cerca de 20 minutos.

  • A recuperação dos ovócitos é feita através de uma punção vaginal eco-guiada. O ginecologista localiza os folículos e os punciona um a um mediante a utilização de uma agulha.
  • Graças a um sistema de aspiração, o líquido folicular é recolhido num tubo juntamente com os ovócitos.
  • Mantendo sempre uma temperatura de 37°C esses tubos são transferidos para o laboratório onde os especialistas recuperam os ovócitos maduros e preparam-nos para serem utilizados.

Recomendações

Não se deve beber nem comer durante as 6 horas que antecedem a punção. É necessário manter um jejum absoluto.

É possível que após a punção, e devido a anestesia, a mulher se sinta um pouco desorientada. Assim, é aconselhado que a mulher vá para a clínica acompanhada.

Recomendações após uma punção folicular

A mulher pode abandonar a clínica pouco tempo depois da realização da punção. Contudo, é recomendável que espere cerca de uma hora de forma a recuperar-se da anestesia.

A mulher pode sentir algum desconforto ou sofrer pequenos sangramentos vaginais depois da intervenção. O mais adequado é estar de repouso durante um dia e não realizar grandes esforços físicos.