As mulheres, ao submeterem-se a um tratamento de inseminação artificial (IA), questionam-se se devem repousar depois da deposição dos espermatozóides para, desta forma, facilitar a fertilização e a implantação do embrião.

Repouso depois da inseminação

Sempre que não exista nenhum problema adicional ou o ginecologista não o especifique directamente, a mulher não precisa repousar depois da inseminação artificial. Nenhum estudo há demonstrado que o repouso depois da inseminação faz aumentar as possibilidades da mulher engravidar.

Normalmente, após a inserção da cânula no útero da mulher e do depósito dos espermatozóides , a paciente espera cerca de meia hora na clínica de reprodução assistida por comodidade e para que possa descansar um pouco. Passado esse período de tempo, pode sair da clínica sem qualquer problema.

Uma vez em casa, a mulher deve continuar com a sua vida normal. Pode trabalhar e deve manter-se ocupada para não obcecar sobre o resultado da inseminação.

Inchanço e mal-estar depois da IA
Por vezes, a mulher pode sentir algum incómodo depois da inseminação artificial devido aos movimentos da cânula no útero. A mulher pode sentir-se cansada ou dolorida, mas estes casos são raros e o repouso não contribui para o aumento da probabilidade de engravidar.

Evitar a ansiedade

Não conseguir ter filhos conjugado com o ter de ir a uma clínica de reprodução assistida pode aumentar o stress. O repouso total e o limitar das actividades diárias apenas contribuem para o aumento desse stress e da ansiedade. Por este motivo, a mulher deve fazer planos e manter-se ocupada.

Evitar o stress e ansiedade
As mulheres que engravidam de forma natural não fazem qualquer tipo de repouso nem limitam as suas actividades pois, normalmente, só sabem que estão gravidas depois de algumas semanas. O mesmo deveria acontecer nos casos de mulheres que se submetem a tratamentos de reprodução assistida.