O embryoscope é um incubador de última geração que permite acompanhar, através de um registo de imagens e vídeos, o desenvolvimento do embrião desde o momento da fertilização do óvulo.

Num tratamento de reprodução assistida como a fertilização in vitro, a fecundação do óvulo pelo espermatozóide é feita em laboratório. Assim, é necessário fazer o cultivo dos embriões que são colocados numa placa de Petri e, posteriormente, num incubador. Os incubadores encarregam-se de imitar as condições internas do útero como a pressão do oxigénio, a pressão do dióxido de carbono e a temperatura (37°C), até que a transferência dos embriões para a cavidade uterina seja realizada.

Vantagens

O embryoscope é uma tecnologia pioneira porque permite, graças a utilização de uma câmara, captar automaticamente imagens de 15 em 15 minutos. É possível monitorizar em tempo real a divisão celular do embrião, não sendo necessário extrair o embrião do incubador para avaliar a sua qualidade e correcto desenvolvimento.

Incubador de embriões de última geração

O embryoscope permite observar a qualidade dos embriões e detectar qualquer alteração que possa surgir durante o seu desenvolvimento. Essas alterações podem ser, assim, corrigidas enquanto que sem o embryoscope poderiam passar despercebidas a não ser que o embriólogo extraia o embrião do incubador e o observe num microscópio. Toda a informação angariada pelo embryoscope é transferida para um computador e o desenvolvimento do embrião pode ser observado e analisado em qualquer momento.

Melhoria das taxas: graças ao embryoscope é possível seleccionar apenas os embriões de melhor qualidade e o seu cultivo é mais estável. Estas vantagens traduzem-se numa melhor taxa de sucesso de implantação embrionária que contribui para o aumento da taxa de gravidez.