Durante a gravidez ocorrem várias mudanças no corpo e organismo da mulher que, ao ter de alimentar um novo ser que cresce dentro de si, necessita de uma quantidade extra de vitaminas e minerais. É muito importante manter uma dieta saudável e variada para maximizar a quantidade de vitaminas ingeridas.

Minerais

  • Ferro. O ferro é essencial para aumentar a produção de glóbulos vermelhos por parte do organismo. Contribui para uma baixa da pressão sanguínea da mãe e pode ser encontrado nos cereais cozinhados, nas passas, nas ameixas e no fígado.
  • Cálcio. O cálcio é essencial para a formação dos ossos do bebé. Diminui o número de cãibras que a mãe pode sentir e pode ser encontrado no leite, no queijo, no iogurte e nos gelados.

Cálcio na gestação

Tipos de vitaminas

  • Vitamina E. Esta vitamina é boa para os músculos e tecidos musculares da mãe. Pode ser encontrada no trigo, no gérmen do trigo, nas hortaliças, na carne e nos ovos.
  • Vitamina K2. Esta vitamina contribui para a eliminação de toxinas do corpo da mãe. Encontra-se na alfafa, óleo de soja e todos as verduras.
  • Vitamina A. Para um correcta assimilação esta vitamina deve ser tomada juntamente com as vitaminas C e B. Contribui para o desenvolvimento dos olhos e da pele do bebé. Encontra-se no pescado, cenouras e alimentos amarelos.

Alimentação durante a gestação

  • Vitamina C. É boa para mães com problemas de factor RH. Esta vitamina encontra-se nos citrinos, no pimentão verde, nos tomates, na salsa e na couve verde crua.
  • Vitamina B (B2, B6 e B12). Esta vitamina diminui as náuseas e o inchaço do corpo da mulher gestante. A deficiência desta vitamina pode aumentar o risco de infecções vaginais e a tendência para a irritabilidade e esgotamento. A vitamina B pode ser encontrada na levedura da cerveja, na soja, nas lentilhas, nas ervilhas, no feijão, no amendoim, nas amêndoas, nas nozes, na aveia, no arroz integral, no trigo integral, nos cogumelos, no fígado, nas vísceras e nos ovos.