A taxa de gravidez depois de uma técnica de FIV depende de muitos factores, sendo um deles a infertilidade que possuem um ou ambos os membros do casal. Estes são dados aproximados da probabilidade de êxito desta técnica, isto é, da probabilidade de uma mulher engravidar depois de um ciclo de fertilização in vitro:
- Cerca de 40% em mulheres com menos de 35 anos.
- Entre 27% e 36% em mulheres com idade entre 35 e 37 anos.
- Entre 20% e 26% em mulheres com idade entre 38 e 40 anos.
- Entre 10% e 12% em mulheres com mais de 40 anos.
É importante ter em conta que estes dados variam dependendo da clínica de reprodução assistida onde o tratamento é feito. Como podemos ver, a idade da mulher é um factor limitante das taxas de sucesso, já que o potencial reprodutivo da mulher diminui conforme esta aumenta.
As taxas de gravidez também variam segundo a origem dos óvulos e do esperma com que a fertilização in vitro é feita. Se a fertilização é feita com óvulos e esperma do casal a probabilidade de êxito é menor, já que, a partir dos 35 anos a qualidade dos ovócitos da mulher piora. Se óvulos doados forem utilizados as probabilidades de êxito do tratamento aumentam muito, quase até 45%, já que as mulheres dadoras de óvulos têm de ter menos de 35 anos e os seus óvulos são de boa qualidade.
Se sémen de um dador for utilizado as possibilidades da mulher engravidar podem, também, aumentar, já que apenas os espermatozóides de boa qualidade são utilizados.
Sem Comentários
Não existem comentários neste post