A ovulação é o momento do ciclo menstrual mais fértil para a mulher e acontece quando um ovário liberta um óvulo maduro nas Trompas de Falópio para que esse possa ser fertilizado. O óvulo fica nas trompas durante um ou dois dias e, no caso de não ser fertilizado, começa a desintegrar-se dando origem a um sangramento vaginal apelidado de menstruação.
Um elevado número de mulheres sente cãibras, dores de cabeça, obstipação ou diarreia durante o período menstrual. Contudo, cerca de 20% das mulheres sente dores também durante a ovulação que ocorre na metade do ciclo menstrual. Este tipo de dor é considerado normal e raramente é grave.
Cientificamente, este tipo de dor é conhecido como Mittelschmerz, uma palavra alemã que significa “dor média” e que se produz quando o ciclo menstrual está na sua metade.
Sintomas da Mittelschmerz
As mulheres costumam sentir uma dor na parte baixa do abdómen, por vezes localizada num só lado dependendo do ovário que tenha libertado o óvulo. Esta dor pode durar poucas horas ou alguns dias. Em casos graves podem ser acompanhadas de cãibras ou de um ligeiro sangramento.
Causas da Mittelschmerz
As origens desta dor têm várias explicações:
- Antes da ovulação o crescimento do folículo pode causar uma tensão da superfície do ovário e causar dor.
- No momento da ovulação se o folículo que envolve o óvulo rompe pode haver a libertação de sangue e a consequente irritação do revestimento abdominal que causa dor.
Apesar da dor pélvica durante a ovulação poder ser intensa não é grave. De facto, esta dor pode ser vantajosa no planeamento de uma gravidez. As mulheres têm mais probabilidades de engravidar logo antes da ovulação, no dia da ovulação ou imediatamente depois desta.
Tratamento
Não é necessário qualquer tratamento mas se a dor é intensa e prolongada a mulher pode tomar analgésicos. O médico pode, igualmente, receitas anticonceptivos orais que previnam a ovulação e ajudem a reduzir a dor relacionada com esta.
No caso de a mulher sentir muitas dores deve consultar o ginecologista para que um exame pélvico capaz de diagnosticar a causa das dores seja feito.
Sem Comentários
Não existem comentários neste post