A acupunctura é uma técnica medicinal oriental através da qual várias doenças são tratadas e prevenidas. No passado esta técnica teve efeitos positivos na melhoria da fertilidade nas mulheres e nos homens e várias clínicas de reprodução assistida recomendam que os seus pacientes submetam-se a algumas sessões de acupunctura durante o tratamento de fertilidade.

Técnicas de reprodução assistida

A acupunctura consiste na aplicação de uma série de agulhas muito finas em pontos determinados do corpo humano como os pulsos, pés, pernas e abdómen com o objectivo de melhorar o fluxo sanguíneo e o equilíbrio vital do paciente.

A acupunctura está, em vários casos, relacionada com uma melhoria da fertilidade. Alias, foi provado que os tratamentos de acupunctura têm contribuído para uma melhoria dos resultados em casos de infertilidade por causa funcional, como é o caso de infertilidade pela existência de ciclos menstruais irregulares. O mesmo não acontece em casos de infertilidade por causa estrutural.

Segundo os especialistas em acupunctura, a infertilidade por causas funcionais é o resultado de um bloqueio do “Chi” do fígado, isto é, de um congestionamento das vias biliares, que afecta o fluxo sanguíneo na cavidade pélvica e dificulta a implantação do embrião. Especula-se que a acupunctura faz aumentar a irrigação sanguínea da cavidade pélvica e melhora a função ovárica. A produção folicular e o engrossamento do endométrio são, desta forma, estimulados, facilitando a implantação dos embriões. Ademais, as sessões de acupunctura podem contribuir para a redução do stress, factor que pode influenciar negativamente a reprodução.

Todos estes factores transformam a acupunctura num tratamento secundário que pode ser de alguma ajuda para a reprodução assistida pois pode regular a produção de hormonas, estimular o endométrio e preparar a paciente para a transferência do embrião.

Acupunctura e fertilidade masculina

Os problemas de concepção são cada vez mais comuns e o número de casais que recorrem à reprodução assistida tem aumentado nos últimos anos. Segundo a American Pregnancy Association mais de 3 milhões de casais sofrem de infertilidade. Neste sentido, a acupunctura é, muitas vezes, vista como uma ferramenta que contribui para o êxito das técnicas de reprodução assistida.

Os problemas de infertilidade e a acupuntura

Apesar do estudo citado anteriormente estar centrado em casos de infertilidade feminina, a acupunctura pode, também, ser aplicada em casos de infertilidade masculina. Como foi visto anteriormente, a acupunctura é uma técnica que pode influenciar e melhorar o fluxo sanguíneo do nosso corpo e pode conduzir a nossa energia vital até aos pontos onde se encontram os problemas. Esta técnica oriental pode, então, ser utilizada tanto por mulheres quanto por homens.