Durante a gestação é recomendável que a mulher siga uma série de instruções que lhe ajudarão a ter e manter um bom estado de saúde.
Estar gravida não é o mesmo que estar doente, logo, a mulher pode realizar uma multitude de actividades mas há que ter em conta que a gravidez pode pressupor algumas limitações para a futura mãe.
Existem várias doenças que podem ser evitadas se forem seguidas as instruções de higiene adequadas:
- Os dentes devem ser lavados três vezes por dia e as mãos devem ser lavadas antes de cada refeição e depois de cada ida à casa de banho.
- Os genitais devem ser limpos depois de cada relação sexual. A utilização de um sabão de PH neutro é recomendável.
Evitar maus hábitos
Quando uma mulher sabe que está gravida deve evitar maus hábitos que podem ser prejudiciais para o bebé. Alguns desses hábitos são:
- Álcool
- Tabaco
- Drogas ou medicamentos. Apesar dos medicamentos servirem para aliviar algumas dores é necessário perguntar ao médico se podem ser ingeridos durante a gravidez, já que, os analgésicos, por exemplo, são capazes de atravessar a placenta e produzir danos no feto.
Apoio emocional
É muito importante cuidar da mulher gravida. O apoio familiar e, em especial, do parceiro é fundamental para que a mulher viva este momento da sua vida de forma adequada. Durante a gestação as mudanças de humor são comuns devido as alterações nos níveis hormonais. É importante que a mulher se sinta querida e compreendida.
Ao longo da gravidez, o estado de ânimo da mulher gravida varia. É muito habitual que depois da alegria inicial a mulher sinta algum desanimo causado pelos incómodos típicos de uma gravidez. Durante o segundo trimestre da gravidez a mulher tem mais energia e o desânimo costuma desaparecer. É normal que, durante a recta final da gravidez o ânimo da mulher seja menor devido a sua mobilidade reduzida, ao peso do útero e as dores nas costas, bem como devido ao medo do parto. A mulher costuma estar mais ansiosa durante este período de tempo.
Sem Comentários
Não existem comentários neste post